O que é Ayahuasca?

A ayahuasca é uma bebida de efeitos psicoativos e enteógenos, rica em dimetiltriptamina e beta-carbolinas, que possuem ação sobre o sistema serotonérgico, atuando sobre diversos substratos neurais envolvidos com o ato de despertar, percepção sensorial, emoção e importantes funções cognitivas, tais como memória, autoconsciência, percepção do tempo, fala, semiotização, imagens mentais, entre outras. Sua preparação é feita a partir do cozimento das cascas do cipó Banisteriopsis caapi, conhecido como Jagube ou Mariri e das folhas da Psychotria viridis, popularmente chamada de Chacrona ou Rainha, cujo chá tem é empregado por grupos e religiões ayahuasqueiras para práticas de cura, expansão de consciência, conexão com Eu Superior, conexão com Deus e com a natureza, além de propósitos medicinais, sendo conhecido no Brasil pelos nomes de ayahuasca, Hoasca, Vegetal ou Daime.

Esse chá tem sido consumido milenarmente pela população nativa amazônica, para os Povos Originários, guardiões das medicinas da floresta, ela é conhecida como “yagé” pelos Siona, “caapi” pelos Baniwa, “kamarampi” entre os Ashaninka, “kamalãpi” junto aos Manchineri, “nixi pae” no meio Kaxinawa, “uni” entre o povo Yawanawa.

A ayahuasca, nome genérico de origem Quéchua, língua franca de parte da floresta amazônica, que em uma tradução mais literal significa “cipó de morto” (e também é traduzido mais livre e poeticamente como “vinho das almas”).

O efeito enteógeno produzido pela ayahuasca decorre especialmente da substância dimetiltriptamina (DMT), presente nas folhas de Psychotria viridis. O êxtase produzido pela ingestão da bebida, no entanto, só acontece pela associação da DMT com os alcaloides presentes no Banisteriopis caapi, harmina, harmalina e tetrahidroharmina.
Isso porque a enzima IMAO, monoamina oxidase, presente no corpo humano – noestômago e nos neurônios –, decompõe a DMT existente na folha. Já os alcaloides que são encontrados no cipó são inibidores da IMAO, o que
facilita a absorção da DMT e dá passagem para que a ayahuasca produza seus efeitos de ordem psicoativa. Ou seja, os efeitos da ayahuasca só podem ser sentidos pelas pessoas por conta da união das duas plantas e seus componentes utilizados no preparo da bebida.

Por possuir ação particular sobre o sistema de neurotransmissão serotonérgico, envolvido em diversas psicopatologias, estudos têm apontado diversas possibilidades de usos terapêuticos da ayahuasca, em particular no tratamento de drogas de abuso e depressão.

Fonte

https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11258

http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872017v37n3cap02

https://cetadobserva.ufba.br/pt-br/publicacoes/

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Rapé

Para que serve o rapé?

O rapé é um pó feito de tabaco e ervas trituradas, usado principalmente em práticas espirituais e medicinais, originalmente utilizado pelos povos indígenas da Amazônia.

Leia mais »
plugins premium WordPress